As TIC como ferramenta de apoio ao ensino de Língua Portuguesa.
Fundamentação
O computador, nos nossos dias, é indispensável, pelo que todos deveriam saber utilizá-lo. Cabe à escola contribuir para isso, proporcionando a todos os alunos o contacto com a máquina a que muitos autores chamam “lápis de futuro”.
As crianças de hoje serão os homens de amanhã, por isso, é preciso promover a utilização efectiva, consciente e generalizada do computador na escola, para as preparar para a vida activa.
O computador na sala de aula desenvolve a capacidade criativa, a organização do pensamento, a possibilidade de relacionar conteúdos, motivando o espírito crítico e a cooperação. A sua utilização é concebida como um recurso formativo indispensável ao serviço dos alunos.
Este recurso é um meio importantíssimo na medida em que cria condições favoráveis ao sucesso e proporciona uma vivência escolar rica de experiências e descobertas. É particularmente importante na disciplina de Língua Portuguesa pelo facto de poder ser uma ajuda efectiva no ensino da leitura, escrita, ortografia e noutras valências relacionadas com esta área. A utilização do computador funciona como um recurso de aprendizagem da língua, pelas possibilidades que proporciona (pesquisas pedagógicas, blogues, enciclopédias, etc.) e como um meio enriquecedor do aluno.
Área de conteúdo/área disciplinar – Língua Portuguesa e Tecnologia Informação e Comunicação
Competências a desenvolver
A correcção ortográfica e a organização textual necessitavam de ser melhoradas pelo que a prioridade passou pela motivação para a leitura e a criação de textos. (escrita)
Descrição da actividade
Ler de modo autónomo;
Saber utilizar diferentes estratégias de leitura de acordo com o objectivo de organizar histórias
Fazer uma leitura que possibilite:
• Confrontar as previsões feitas com o assunto do texto;
• Identificar a intenção comunicativa;
• Distinguir relações intratextuais.
Copiar textos de modo legível e sem erros no computador;
Rever textos com vista ao seu aperfeiçoamento:
• Acrescentar
• Reescrever o texto;
Cuidar da apresentação final do texto.
Conteúdos de Língua Portuguesa a desenvolver pelos alunos.
Texto narrativo;
Relações intratextuais.
Recursos
Magalhães; (alunos)
Programa Word
Quadro e giz.
Computador com internet
Avaliação
Observação do trabalho dos alunos;
Comunicação oral (apresentações e discussões orais);
Questionamento oral;
Trabalho prático.
Desenvolvimento
Planificação:
Partilhar previamente com todos os “Magalhães” um texto contendo quatro histórias desordenadas;
Abrir um documento previamente escrito no Word.
Ordenar as diferentes histórias obedecendo a sequências lógicas formando quatro histórias diferentes utilizando uma cor para cada história;
Alteração de texto numa página word: cortar, colar e copiar;
Ordenar e organizar parágrafos (mover texto) - cortar e colar.
Formatar parágrafo
Guardar uma nova versão do documento
Leitura individual das diversas partes;
Verificador ortográfico: Dicionário de sinónimos
Contar as histórias à turma e interpretar;
Concluir que uma das histórias não faz sentido;
Caracterizar as personagens.
Concepção
Descrição
Todos os alunos foram convidados a trazerem para a aula o computador “Magalhães” o que não aconteceu na generalidade pelo que pedi que se reunissem em pares. Abertos os computadores inseri em cada um deles um documento do Word contendo uma história embaralhada.
Propus aos alunos a realização de diferentes tipos de tarefas, dando-lhes uma indicação clara das minhas expectativas em relação ao que esperava do seu trabalho, e dando-lhes apoio na sua realização. Numa primeira fase alertei os alunos para as etapas que deviam ter em conta sempre que fizessem o relato de qualquer acontecimento, real ou imaginário.
Cada grupo foi convidado a organizar as histórias, pintando os quadros correspondentes de cada etapa, na mesma cor. Surgiu um primeiro momento de debate quando, numa das histórias, tiverem dificuldade em colocar o personagem num determinado local. Aqui foi uma boa oportunidade para verificarem a organização da história. Para além da realização das tarefas propriamente ditas, provoquei momentos para confronto de resultados, discussão de estratégias e institucionalização de conceitos.
Passámos então à fase em que os alunos tiveram que abrir uma nova página Word, cortar, copiar e colar no novo documento o texto seleccionado. Aqui, formataram os parágrafos e guardaram as novas versões do documento.
Fez-se a leitura individual das diversas histórias.
Passou - se à fase em que toda a turma foi convidada a escolher uma história. Propus então que a enriquecessem fazendo o retrato físico e psicológico da personagem.
Finalmente os alunos fizeram a representação icónica da personagem que elegeram utilizando o Paint.
Elaboração de um livro com recurso ao Calaméo
Tempo – 1 dia
(Auto-)Avaliação /Reflexão
No decorrer da aula foi notório o empenho dos alunos, tendo constatado um grande envolvimento de todos, sem excepção.
Conduzi a aula de forma a manter a atenção, receptividade e participação de todos, especialmente dos alunos mais tímidos e dos que se dispersam facilmente. Foi curioso verificar que foram precisamente estes que mais se empenharam e entusiasmaram.
Senti-me envolvida e motivada ao longo da aula e mantive uma atitude de abertura e receptividade, sempre com espírito de proporcionar um ambiente favorável à realização de aprendizagens e propício ao desenvolvimento de múltiplas competências por parte dos alunos.
A utilização das TIC na sala de aula é uma mais-valia no desenvolvimento de algumas capacidades dos meus alunos (escrita, leitura, …) sendo uma motivação constante. Na escrita de textos, em Word, a correcção ortográfica é uma ferramenta que permite aos alunos auto avaliarem-se.
De referir que na minha prática educativa recorro com frequência a este recurso. O computador constituiu uma fonte de interesse, motivação e envolvimento de professora e alunos, proporcionando a criação de um ambiente de aprendizagem muito estimulante, ajudando a introduzir metodologias mais incentivadoras das actividades pedagógicas, o reforço da capacidade de leitura e escrita e de resolver problemas.
Permitiu também aos alunos com necessidades específicas de aprendizagem, estimular e motivar para a aprendizagem, proporcionando a oportunidade de obter melhores resultados e potenciando a autonomia e auto-estima.
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